Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla, o prefeito, Rogério Avelar assinou o termo de colaboração entre o município e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lagoa Santa (APAE).O documento autoriza a liberação de recursos financeiros conforme cronograma de metas e atividades estabelecidas no plano de trabalho da instituição.

O objetivo é manter o atendimento digno e de qualidade a jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, transtorno global do desenvolvimento e paralisia cerebral.Estiveram presentes na assinatura do documento a diretora de Desenvolvimento Social, Virlaine Salomão Farias, o presidente da APAE, Sebastião da Silva e a diretora da instituição, Maria das Mercês Alves de Rezende.

Em nosso município, a Apae realiza um grande trabalho através de profissionais especializados e com atendimento educacional especializado.Além de atender crianças e jovens com TEA, a Apae possui atividades educacionais especializadas no tratamento e melhora da qualidade de vida não somente dos alunos mas de toda a família.

Saiba mais sobre TGD e TEA

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett. O Manual de Saúde Mental, da Associação Americana de Psicologia, classifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma condição geral para um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro que acontece durante ou logo após o nascimento da criança.

Em geral, caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Cada criança com TEA partilham de dificuldades, mas com intensidades diferentes. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa é única e todas podem aprender.

A Prefeitura incentiva e mantém parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lagoa Santa (APAE), que realiza um trabalho excepcional tem ajudado crianças com este diagnóstico.