Pelo sexto ano consecutivo, realizamos a campanha Agosto Lilás em Lagoa Santa durante as festividades da Festa de Agosto 2022! 

O tema deste ano será Lagoa Santa pela paz no enfrentamento da violência domiciliar e contra a mulher!

Você já parou para pensar como esse tipo de violência é abrangente?

A Lei Maria da Penha é um amparo legal para cinco tipos de violência doméstica e contra a mulher que pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral

A violência física é qualquer ação que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

A violência psicológica é qualquer comportamento que cause dano emocional, diminuição da autoestima; que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que pretenda degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões, por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição insistente, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir; ou qualquer outra forma que cause danos à saúde psicológica.

A violência sexual está relacionada a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que induza a mulher a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade; que a impeça de usar métodos contraceptivos ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição; ou que limite ou anule o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos.

A violência patrimonial: qualquer atitude que caracterize retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. violência moral: significa qualquer atuação que configure calúnia, difamação ou injúria.

É comum que as pessoas agredidas tenham dificuldade de denunciar por não perceberem a situação em que vivem. A violência atinge todas as mulheres independentemente de classe social ou econômica, etnia, cultura, idade, grau de escolaridade, orientação sexual ou religião.

O que fazer quando se perceber vítima de violência baseada em gênero?

A falta de informação e o medo de estar sozinha são as principais barreiras para que as vítimas de violência não busquem ajuda. Para romper com isso é fundamental que a mulher encontre suporte e possa romper com o ciclo de violência procurando ajuda. 

No atendimento inicial a mulher precisa ser ouvida sem julgamentos, sem moralização, sem culpabilização. o profissional deve explicar que a violência não é um problema individual, e sim social, que precisa ser enfrentado por diferentes setores da sociedade. 

Em Lagoa Santa, você não está sozinha. Não se cale. Denuncie!

Ligue imediatamente para 190, polícia militar, que poderá agir rapidamente.

Ligue 180, para Central de Atendimento a Mulher que oferece três tipos de serviços:

  1. Registros de denúncias, 
  2. Orientações para as vítimas
  3. Informações sobre leis e campanhas;

Em Lagoa Santa temos o Centro de Referência da Mulher, que atende de segunda-feira a sexta-feira de 8h às 17h. Telefone: 3688-1453.

A pessoa vítima de violência (mulher, idoso, criança ou pessoa com deficiência) pode procurar qualquer a Unidade Básica de Saúde ou Pronto Atendimento de Urgência e Emergência.

 

Banner FestaAgosto2022 ArtistasCredenciados