No dia 13 de maio foi lançada a pedra fundamental da construção do receptivo turístico da Gruta da Lapinha P.W. Lund - Parque Estadual do Sumidouro que vai abrigar parte do acervo do pai da paleontolgia que esta exposto na Dinamarca.

Momento único na história de Lagoa Santa - Pedra fundamental do receptivo.

No dia 13 de maio foi lançado, em Lagoa Santa, a pedra fundamental da construção do receptivo turístico da Gruta da Lapinha P.W. Lund na presença do vice-governador Antônio Augusto Junho Anastasia, presidente da Assembléia Alberto Pinto Coelho, deputados estaduais Fabio Avelar e Wander Borges, do prefeito Rogério Avelar e representantes do IEF Roberto Alvarenga e Rogério Tavares.

Parte do acervo do pesquisador e pai da paleontologia Peter W. Lund pode voltar para a cidade de Lagoa Santa/MG com a construção do receptivo turístico da Gruta da Lapinha P.W. Lund - Paque Estadual do Sumidouro.

Aatravés das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Turismo, IEF e Secretaria Municipal de Turismo e seus parceiros, a prefeitura de Lagoa Santa e o Governo de Estado, em sintonia com as ações em busca das adequações necessárias para a realização deste projeto conseguiram suprir a necessidade de um Receptivo Turístico que garantisse a Gruta da Lapinha seu lugar de destaque no cenário turístico internacional, dentro do contexto do Parque Estadual do Sumidouro e, ao mesmo tempo, atendesse as negociações entre a Prefeitura de Lagoa Santa e o governo da Dinamarca.

A prefeitura de Lagoa Santa deu início a uma série de negociações para trazer parte da história de Lund de volta a cidade. Primeiro, a então Ministra do Turismo Marta Suplicy visitou a Gruta da lapinha, logo após, contatos com o Embaixador da Dinamarca Sr. Christian Kønigsfeldt que também visitou a cidade e ficou impressionado com a ligação do município com Peter W. Lund e levou a visita do Cônsul Geral da Noruega, Sr. Jens Olesen, com o objetivo de viabilizar o empréstimo de parte da Coleção de P.W.Lund.

Com a construção do receptivo, parte do acervo de Dr. Lund será transferida da Dinamarca para Lagoa Santa. Segundo o Secretário Municipal de Turismo e Cultura Túlio Coutinho Bernardes Este é um momento histórico para Lagoa Santa, um exemplo de parceria entre entidades governamentais que buscam de forma sistêmica, preservar e valorizar o legado de P.W. Lund no País e no mundo. "Com certeza este é um marco na história de P.W. Lund, da Gruta da Lapinha, do Parque Estadual do Sumidouro, da nossa querida Lagoa Santa e de Minas Gerias".

Para o prefeito Rogério Avelar este foi um momento único para a história de Lagoa Santa, os investimentos do Governo de Minas na região como a construção do centro administrativo e a retomada das operações no aeroporto Tancredo Neves além da atenção dispensada ao turismo são fundamentais para o desenvolvimento do vetor norte que passa neste momento por um crescimento jamais visto na sua historia.

Segundo o vice-governador Antonio Augusto Junho Anastasia a construção do receptivo será um marco para o turismo do Estado "significa uma âncora para o turismo que vamos ter aqui em Minas Gerais de maneira muito especial a possibilidade do turista acoplar conhecimento de natureza paleontológica, técnica e ao mesmo tempo conhecimento das grutas que é uma riqueza muito grande em nosso Estado", Finalizou.

Anastasia também afirmou que o receptivo terá a infraestrutura necessária para dar conforto aos turistas e também em especial aos alunos, das redes pública e privada para conhecer a história da humanidade.

A solenidade de descerramento da placa da pedra fundamental foi realizada na entra

da da Gruta da Lapinha e foi acompanhada por crianças das escolas municipais da região. Durante o evento também aconteceu a apresentação do coral de flautas da E.M. Dr. Lund, escola que leva o nome do patrono da paleontologia.

Prefeito Rogério Avelar e Vice-governador Anastasia