O grupo Calcariu, em parceria com a Prefeitura de Lagoa Santa, empresários da região e pessoas autônomas realizou no sábado e no domingo (05/10 e 06/10), no Iate Clube, a 3ª Edição de Festival Mamute, que teve como tema o questionamento “De Quem é Esse Lugar”. De acordo com organizadores do evento, a idéia é gerar, através de movimentos artísticos, o posicionamento sobre a responsabilidade de cada cidadão dentro da cidade.

O evento teve várias apresentações na música, no desenho, na intervenção cênica, na dança, na exposição fotográfica, na literatura e pode contar também com um debate sobre o patrimônio cultural de Lagoa Santa. A discussão reuniu o secretário Municipal de Bem Estar Social, Stefano Rodrigues, o analista de políticas de proteção ao patrimônio histórico, Pablo Andrade, e outros, que levantaram questões relacionadas à conservação do patrimônio no município e a participação da Prefeitura nesse processo. Como exemplo, foi citado o projeto de restauração das capelas e a importância de cada cidadão nesse processo.

Para o designer Tiago Alencar, um dos responsáveis pelo Mamute, o evento teve um saldo positivo: “foi ótimo, tivemos muitas as apresentações artísticas que foram bem recebidas pelo público, o cronograma foi respeitado tanto em termos de horário quanto de apresentações programadas, não ouve confusão”.

Ao expor fotografias relacionando as paisagens belas e degradadas de Lagoa Santa, a fotógrafa, Josiane Soares espera ter despertado nas pessoas presentes o questionamento “De Quem é Esse Lugar”, que motivou a 3ª edição do Mamute.

Prestigiaram também o evento, a diretora de Turismo e Cultura, Maria Auxiliadora Alves, e a gerente de eventos Renata Ricarte.