Com objetivo de apresentar a história de Lagoa Santa e promover a preservação do patrimônio cultural da cidade, a Prefeitura está realizando no município o projeto "Educação Patrimonial". Direcionado aos alunos do 6º ano da rede municipal de ensino o projeto é orientado pelo Departamento Municipal de Políticas Culturais e recebe o apoio da Secretaria de Educação.

O projeto está sendo realizado em duas etapas, na primeira, os alunos terão a oportunidade de entender as diferenças na classificação de patrimônio cultural, material e imaterial e a sua importância para a construção da história da cidade. Além de conhecer e visitar as capelas de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Sant’Ana, que recentemente passaram por obras de estabilização.

Para concluir o projeto, os alunos irão produzir dentro da sala de aula trabalhos relacionados com o tema que foi ensinado e, orientados pelos professores de artes e história realizarão uma mostra para expor suas produções.