A Semana Nacional do Trânsito foi marcada em Lagoa Santa por uma blitz educativa realizada no entorno da Escola Municipal Dr. Lund (Praça Dr. Lund, 33, Centro) na manhã desta terça-feira (24/09), para conscientizar motoristas sobre como se comportar conscientemente no trânsito.

A blitz foi realizada pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio do Departamento Municipal de Transporte (Translago) e da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Polícia Militar.

A blitz, com abordagem de veículos e distribuição de panfletos sobre educação no trânsito, mas sem o intuito de multar o cidadão, surpreendeu os organizadores. Eles constatarem que 90% por cento dos condutores abordados cometeram algum tipo de infração no trânsito, como carros escolares sem vistoria, uso do celular ao volante, viseira suspensa e falta do uso de cinto de segurança.

A fiscal de transporte Maria de Lourdes, da Translago, uma das organizadoras do evento, destacou que a blitz no entorno da Escola Municipal Dr. Lund não foi uma ação isolada da Semana Nacional do Trânsito em Lagoa Santa. Ela informou que ação idêntica vai ser realizada amanhã (quarta-feira), 25/09, às 11h, no entorno da Escola Professora Claudomira (Rua Expedicionário, 990, Brant). Além disso, ela lembrou que 40 faixas educativas foram distribuídas pela cidade, abordando questões relativas ao trânsito.

O sargento PM Rêmulo considerou o evento importante para conscientizar a todos que utilizam as vias de trânsito, seja pedestre ou condutor. Para ele, “é viável que as blitze ocorram mais vezes durante o ano, pois as pessoas tiram suas carteiras de habilitação, mas depois se esquecem das normas”.