Alunos e motoristas puderam prestigiar na última sexta-feira, 11/10, no auditório da Escola Estadual Padre Menezes, uma palestra voltada para a discussão de temas relacionados ao trânsito e às drogas, fazendo uma analogia à Campanha Nacional de Trânsito deste ano, intitulada “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas.”

O evento, que foi dividido em duas etapas para dar um direcionamento enfático a cada público, contou com a presença do sargento da Polícia Militar, Rêmulo, e do pastor Wellington Vieira, fundador do Centro de Recuperação de Dependência Química (Credeq) em Lagoa Santa. Eles evidenciaram os temas através de suas próprias perspectivas de vida.

“Nunca fui bom na escola e era sempre apontado em casa por não ser como minhas irmãs, isso me fez procurar um grupo em que eu me identificasse e assim me envolvesse com as drogas”, declarou Wellington aos alunos do Ensino Médio.

O sargento Rêmulo, ao falar de trânsito, relatou os diversos acidentes que presenciou e as infrações que teve de registrar em seu 21 anos de profissão devido à imprudência de motoristas e pedestres. “Muitos acidentes poderiam ser evitados se as normas de segurança fossem respeitadas, como a utilização do cinto de segurança, a travessia na faixa de pedestre e a sinalização adequada”, lembrou.

Para o militar, a palestra foi de grande valia por orientar a sociedade sobre os temas trânsito e drogas. “Os que estiveram presentes vão poder repassar para outros o que foi abordado aqui, e assim sucessivamente, atingindo um número maior de pessoas”, destacou.

O motorista Geraldo Anselmo, que tem 16 anos de profissão, considerou o evento proveitoso ao esclarecer dúvidas relacionadas ao seu trabalho.