Após quase dois dias de calorosos debates entre delegados eleitos em quase todas as regiões do município de Lagoa Santa, foram aprovadas na VIII Conferência Municipal de Saúde (30 e 31/8) diretrizes para o futuro Plano Municipal de Saúde, que vão trazer implicações profundas na saúde e no bem-estar geral da população.

Esta é a intenção, que estava clara desde o início quando se adotou como lema da Conferência o slogan “O Olhar Ampliado e Integral sobre a Saúde”, ficou ainda mais forte durante o evento quando se discutiu a necessidade de ultrapassar as barreiras da medicina, incluindo entre suas preocupações os âmbitos social, ambiental e educacional.

Entre as diretrizes aprovadas constam medidas como a preparação dos profissionais de saúde, a contratação de novos serviços, a garantia de fornecimento de medicamentos incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Remane) e, até mesmo, a qualidade da água consumida no município. Outro ponto do Plano, aprovado consensualmente pelos delegados foi a transferência para a gestão do Município, Estado e União, os serviços hospitalares ou de pronto atendimento vinculados ao Sistema Único de Saúde.

Outros pontos aprovados são: garantia de transporte sanitário de acordo com a demanda e os critérios estabelecidos pelo SUS; ampliação do sistema de saúde nos bairros ainda não abrangidos; ampliação das políticas existentes pra diminuição do índice de adolescentes no tráfico; ações capazes de abranger a saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso.

As propostas aprovadas na Conferência vão ser reunidas em relatório que será encaminhada à Prefeitura, para orientar a elaboração do futuro Plano Municipal de Saúde.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Azevedo, avaliou que a VIII Conferência seus objetivos e declarou que conta nas próximas conferências “maior participação dos trabalhadores de saúde e dos cidadãos, pois só assim podemos melhorar ainda mais o município”. O Conselho Municipal foi parceiro da Prefeitura na realização da VIII Conferência Municipal de Saúde.