Atualmente com 100% das obras concluídas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) representa mais uma ação da Prefeitura de Lagoa Santa, por meio da Secretaria de Saúde, em benefício da população, a exemplo dos cerca de 3.360 procedimentos clínicos odontológicos mensais realizados em 11 Unidades de Saúde da Família (USFs) no município, das visitas domiciliares e do Programa Sorria Lagoa.

O CEO, em fase de recebimento de equipamentos médicos, vai oferecer aos lagoassantenses um aprimoramento nos serviços de Periodontia, Odontopediatria, Endodontia, Patologia e atendimento a pacientes especiais.

Por meio da lei Nº 3.446/2013, sancionada pelo prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, o CEO receberá o nome de Vice-Prefeito Nelson Cândido, em homenagem ao dentista por formação, morto em 27 de agosto. Ele ocupou os cargos de vice-prefeito e de Secretário Municipal de Turismo e Cultura. O Centro funcionará na policlínica do bairro Pôr do Sol.

Procedimentos
Mensalmente são realizados cerca de 3.360 procedimentos clínicos individuais, como serviços de restauração dentária e limpeza, e 330 primeiras consultas odontológicas, além da finalização de 165 tratamentos nos consultórios das Unidades de Saúde de Família equipadas para essa finalidade. O município também dispõe de 11 equipes de saúde bucal e oferece apoio em USFs, mesmo quando não há quadro profissional do setor odontológico.

De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 898 visitas domiciliares à população. O objetivo é atender aos pacientes de cama, que necessitam de orientação, e também às famílias em situação de risco, reforçando a necessidade da escovação dental diária. Ainda em 2013, foi realizada uma campanha de prevenção ao câncer de boca, juntamente com a vacinação contra a gripe.

Prevenção nas escolas
Lançado pelo prefeito Dr. Fernando, em setembro, o Programa Sorria Lagoa vai beneficiar 10.300 alunos de escolas municipais e estaduais por meio da distribuição de kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental, para prevenir a cárie e a gengivite. Os jovens também participarão de atividades educativas, a exemplo da escovação dentária orientada por profissionais de saúde e peças de teatro.