Valorizar o idoso e mostrar que as pessoas com idade acima de 65 anos podem ser ativas e inseridas na comunidade foi o que levou as Unidades de Saúde da Família de Lagoinha de Fora, Campinho e Jardim Ipê comemorar o Dia Nacional do Idoso, transcorrido no dia 1º de outubro.

Lagoinha de Fora

A equipe da Unidade, à frente a enfermeira Rosana Aganete, reuniu um grupo de 25 idosos, familiares e técnicos no Salão de Festas da Igreja Católica, para celebrar a data. Segundo Rosana o objetivo foi mostrar carinho com aqueles que têm pouco de vida social e aproximá-los da unidade, abrindo caminho para visitas residenciais e incentivá-los a exercer uma atividade produtiva para que fiquem menos suscetíveis a doenças.

No encontro, foi servido um café da manhã que levou em conta a dieta do grupo (sem alimentos que favorecessem o aumento da pressão arterial e da glicose), apresentação de grupos musicais e medição de pressão arterial e glicemia.

Campinho

Neste bairro, sob a coordenação da enfermeira Tatiana Ornela, funcionários da Unidade de Saúde de Família local reuniram um grupo de idosos na Barraca da Igreja, onde realizaram um sorteio de prêmios e promoveram a dinâmica do espelho. As pessoas se viam num pequeno espelho colocado no fundo de um balaio e eram estimuladas a “tirar o chapéu” para eles mesmos, num clima de grande emoção.

Com o apoio de integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, foi feito o controle de pressão arterial e de glicemia.

Jardim Ipê

No Jardim Ipê, com a coordenação da enfermeira Giane Diniz, houve uma sessão de cinema no Clube da Terceira Idade. A animação exibida, UP Auto-aventura, que conta a história de um velhinho que, após perder a mulher, vai atrás dos sonhos que acalentava desde que ela era viva.

Estiveram presentes cerca de 40 idosos e seus familiares, que participaram ainda de um lanche e concorreram a uma peça de artesanato produzido no Centro de Apoio da Unidade Básica de Saúde do bairro Visão.