altA Prefeitura Municipal de Lagoa Santa inaugura na quarta-feira, 29/01, às 11h, uma nova farmácia na Unidade de Saúde da Família Joana D’Arc, situada na Rua Comandante Victor, 100, no bairro Santos Dumont. Está será a sétima farmácia da rede municipal de saúde.

Além da farmácia central, situada na rua Virgílio de Melo Franco (centro) a rede conta com estabelecimentos congêneres nas Unidades de Saúde dos bairros Várzea, Pôr do Sol, Campinho, Aeronautas e Visão.

A inauguração da nova farmácia faz parte dos planos da Prefeitura em democratizar o acesso à saúde e, conseqüentemente, aos 138 itens que compõem a Relação Municipal de Medicamentos. As farmácias distribuem gratuitamente os remédios, sem distinção da condição social das pessoas que deles necessitam, desde que apresentem a receita médica correspondente.

O papel das farmácias municipais, no entanto, não se limita a isso: seus profissionais orientam as pessoas a usarem corretamente os medicamentos, num processo que chamam de “dipensação orientada”, e fazem o acompanhamento farmacoterapêutico, para ver se eles estão sendo usados conforme a prescrição médica.