No próximo sábado, dia 31, sábado, às 9h acontecerá uma passeata promovida por pais e profissionais especializados para esclarecer as pessoas a respeito do Transtornos de Espectro Autista - TEA, que atinge uma criança a cada 68 (sessenta e oito), ou seja, cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pelas Nações Unidas em 2008 com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema. Em Lagoa Santa, todos os anos, os servidores do Centro Administrativo se vestem de azul para sensibilizar as pessoas sobre este transtorno. A cor azul no uso do símbolo representa a maior incidência de casos no sexo masculino e o quebra cabeça demonstra a complexidade do autismo.

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral que, geralmente, aparece nos três primeiros anos de vida e afeta a comunicação, socialização e comportamento da criança. Acredita-se que há uma combinação de fatores que levam ao autismo, entre eles agentes externos e a genética.

Estabelecer as causas do autismo ainda desafia a medicina. Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.

Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade, que é feito através de observação direta do comportamento da criança e de uma entrevista com os pais ou responsáveis.

O diagnóstico precoce da criança ainda é a melhor saída. Ele é um divisor de águas entre as crianças que vão conseguir alguma independência no futuro e aquelas que serão sempre dependentes de alguém, pois é a partir dele que se define os tratamentos que ajudarão a desenvolver a habilidade de sociabilidade da criança.

Informações:

Passeata pela Conscientização do Autismo

Dia: 31/03/18 - Sábado

A partir das 9h, saindo pela praça da bíblia

 

AD Facebook Autismo Passeata