A Prefeitura adere a campanha nacional do Outubro Rosa contra o câncer de mama. Em Lagoa Santa, o trabalho de conscientização se estende também ao câncer de colo de útero. Assim como aconteceu ano passado, as ações iniciam em outubro e finalizam em março com as comemorações do mês da mulher.

Este ano, cinco Unidades de Saúde da Família - Cuidar em regiões diferentes vão estender o funcionamento, no mês de outubro, até às 19h. A iniciativa irá garantir o acesso da mulher que trabalha durante todo o período do dia à Rede Municipal de Saúde para realizar exame preventivo, receber atendimento clínico e agendar mamografia.

Veja as USF Cuidar de referência do Outubro Rosa:

• Aeronautas: (31) 3688-1431
  • Recanto do Poeta: (31) 3688-1429
  • Centro: (31) 3688-1368
  • Moradas da Lapinha: (31) 3688-1440
  • CEMM: (31) 3688-1433 e 3689-7433

Neste período, serão realizados cerca de 500 exames de mamografia e ultrassom das mamas por demanda espontânea e agendamentos feitos nas unidades do Cuidar.

A mamografia durante a campanha do Outubro Rosa é realizada em mulheres na faixa etária entre 40 a 59 anos e fora dessa idade quando apresentarem um histórico familiar de câncer na família. Quem não se enquadra nesses critérios, tem os riscos aumentados em relação aos benefícios ao realizar os exames, informa o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O exame preventivo é o principal recurso utilizado para detectar alterações causadas por alguns tipos do vírus Papilomavírus Humano - HPVA. Esse vírus pode causar câncer do colo do útero. Por isso, a realização periódica do Papanicolau é tão importante, já que esse tipo de câncer é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do INCA.

PostFacebook Outubro Rosa Extendido

BannerSite OutubroRosa