O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus em Minas Gerais no último domingo, dia 8. Com esse já são 25 casos da COVID-19 no Brasil. 

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) são 213 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) em investigação no estado. Ao todo foram 243 notificações de suspeitas em Minas desde o início de janeiro.

Em Lagoa Santa, a Secretaria de Saúde divulgou uma Nota Técnica direcionada aos profissionais da saúde e à população com ações de enfrentamento e orientações sobre medidas de prevenção e controle da infecção. 

Todos os serviços de saúde municipais estão em alerta para os casos de pessoas com os sintomas causados pelas infecções respiratórias e que apresentem histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias.

Atualizado em 12/03/2020

 

O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Quais os sintomas?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.