Primeiro do país e do mundo com equipamento capaz de identificar lesões relacionadas à Covid-19 em menos de um minuto

A Prefeitura de Lagoa Santa implanta mais uma estrutura de combate ao coronavírus na cidade. O Centro de Testagem e Rastreamento (CENTRA) é uma moderna estrutura de avaliação de pacientes que realiza testes rápidos e de imagem para a detecção do  coronavírus na cidade.

O CENTRA é o primeiro no país e no mundo com equipamento de radiografia de tórax de última geração dotado de Inteligência Artificial e captação de imagens de alta definição via mapa de calor capaz de identificar lesões pulmonares características da Covid-19.

Com a implantação do CENTRA, todos os casos notificados de síndrome gripal em Lagoa Santa passarão pelo teste rápido para a Covid-19 e exame de imagem para acompanhamento da evolução do quadro clínico, uma vez que será possível identificar a extensão das anormalidades relacionadas à infecção pulmonar em menos de um minuto, possibilitando um diagnóstico mais preciso pelos médicos do CEAR ou da unidade CUIDAR.

As atividades do CENTRA iniciam justamente no inverno, estação do ano em que a população fica mais propensa a contrair doenças respiratórias e a curva de crescimento de infectados pelo coronavírus aumenta em todo o país.

Através do redesenho do plano de contingência do coronavírus, o CENTRA passa a integrar mais uma importante ferramenta de combate à pandemia na cidade junto a Central de Atendimento Remoto (CEAR) composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, o Centro de Monitoramento do Usuário Isolado em Domicílio (CEMUID) e o Centro Especializado CECOVID equipado com 8 leitos semi-intensivos com ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros.

Sobre o equipamento

O equipamento adquirido pela Prefeitura de Lagoa Santa com recursos próprios foi desenvolvido pela VMI Security, empresa global com sede na cidade. O Apolo D Smart Check AI é um sistema de triagem rápido que realiza exames radiológicos do tórax, a fim de identificar traços de infecções pulmonares características da Covid-19.

Capa Facebook CENTRA