Primeiro do país e do mundo com equipamento capaz de identificar lesões relacionadas à Covid-19 em menos de um minuto

A Prefeitura de Lagoa Santa implanta mais uma estrutura de combate ao coronavírus na cidade. O Centro de Testagem e Rastreamento (CENTRA) é uma moderna estrutura de avaliação de pacientes que realiza testes rápidos e de imagem para a detecção do  coronavírus na cidade.

As atividades do CENTRA iniciaram justamente no inverno, estação do ano em que a população fica mais propensa a contrair doenças respiratórias e a curva de crescimento de infectados pelo coronavírus aumenta em todo o país.

Através do redesenho do plano de contingência do coronavírus, o CENTRA passa a integrar mais uma importante ferramenta de combate à pandemia na cidade junto a Central de Atendimento Remoto (CEAR) composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, o Centro de Monitoramento do Usuário Isolado em Domicílio (CEMUID) e o Centro Especializado CECOVID equipado com 8 leitos semi-intensivos com ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros.

Sobre o equipamento

O equipamento adquirido pela Prefeitura de Lagoa Santa com recursos próprios foi desenvolvido pela VMI Security, empresa global com sede na cidade. O Apolo D Smart Check AI é um sistema de triagem rápido que realiza exames radiológicos do tórax, a fim de identificar traços de infecções pulmonares características da Covid-19. O equipamento de última geração  é dotado de Inteligência Artificial e captação de imagens de alta definição via mapa de calor.

CENTRA

Endereço: Rua Cio da Terra, 380 - Moradas da Lapinha