A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao programa Saúde em Rede, entendendo a importância da reestruturação da Atenção Primária e o fortalecimento dos espaços de Educação Permanente em Saúde (EPS) nos serviços.

O Projeto Saúde em Rede tem como propósito ampliar as capacidades das equipes da Atenção Primária em Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) para analisarem seus processos de trabalho e reorganizá-los em busca do atendimento às necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o desenvolvimento desse projeto no município foi nomeado uma equipe gestora e tutora, responsável direta pela execução e expansão do projeto no município, seguindo as orientações nas oficinas realizadas pela esfera Estadual e adequando as ações de acordo com a realidade do nosso município. A sede dessa equipe está localizada na UNIGETES.

Esta semana, em reconhecimento às ações exitosas realizadas no município, as tutoras do Programa Saúde em Rede, Lilian Rodrigues, Karina Brandão e Alessandra Panicali, foram convidadas como representantes de Lagoa Santa para apresentar durante a “Oficina Tutorial do Projeto Saúde em Rede - Polo BH”.

As Oficinas Tutoriais são conduzidas pelos tutores para desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento e à organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários.

A próxima fase que será implantada é a Unidade Laboratório, que terá início em uma Unidade Básica de Saúde. A expansão para as demais Unidades Básicas de Saúde e outros serviços serão realizadas posteriormente, de forma gradativa.

Serão realizadas oficinas de trabalho nos serviços de saúde visando a reorganização do processo de trabalho da equipe, uma construção conjunta entre a equipe do serviço e a equipe gestora do projeto.

Objetivos do Programa Saúde em Rede:

• Rede de atenção estruturada para atendimento da população no modelo de atenção às condições crônicas;
  • Utilização mais eficiente dos recursos empregados na saúde;
  • Maior satisfação do usuário, do trabalhador e do gestor;
  • Menor tempo de espera e maior resolutividade dos serviços prestados;
  • Menor número de internações hospitalares;