Alegria e satisfação marcaram o final de semana de 250 jovens estudantes do ensino fundamental de Lagoa Santa. Eles se formaram no curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais e pela Secretaria Municipal de Educação.

Os jovens assumiram o compromisso de se manterem afastados das drogas e de qualquer tipo de violência. A solenidade aconteceu dia 16 de julho, na Escola Municipal Professora Claudomira e contou com a presença de oficiais militares e familiares dos formandos.

O PROERD consiste na aplicação de 10 lições as crianças e adolescentes que estejam cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que por meio de material didático ensinam as crianças como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

A sargento, Célia Pereira Andrade, informou que por meio do programa, a PM busca valorizar os jovens, ensinando-lhes valores éticos e morais. Assim eles passam a ser capazes de diferenciar o certo do errado e sejam capazes de tomar suas próprias decisões.

“Trabalhamos para afastá-los das drogas, da violência e assim preservar a vida deles. Entretanto é fundamental o apoio da família, que é quem pode acompanhar de perto as dificuldades desses jovens frente a um mundo tão inconstante”, finalizou Célia.

Ao final do Programa, sempre acontece uma solenidade de formatura, na qual os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe dos problemas e confusões causados pelas drogas. Participaram do último curso, os alunos da Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas, da Escola Municipal Dona Marucas e da Escola Estadual Tiradentes.

Projeto D.A.R.E
O PROERD é uma iniciativa do Polícia Militar de Minas Gerias, com base no Projeto D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) programa educacional implantado nos Estados Unidos na década de 1980, que tem como objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre os jovens.

Esta iniciativa encontra-se presente em mais de 58 países e, desde 2003, começou a formar as crianças de Lagoa Santa. Durante esses anos, aproximadamente 5.500 crianças da cidade já passaram pelo curso.

Ascom - Prefeitura de Lagoa Santa