Em recente avaliação realizada pela Secretaria de Educação, os alunos da rede municipal de ensino de Lagoa Santa que participam do projeto da Escola em Tempo Integral obtiveram significativa melhora no desempenho comportamental e também no desempenho escolar durante o ano de 2011.

Os dados são da coordenação do projeto Escolas em Tempo Integral que avaliou o resultado dos alunos durante o ano letivo de 2011 em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com coordenadora do projeto Vanessa Borges o tempo integral tem alcançado seus objetivos. “Em apenas um ano de implantação conseguimos uma evolução significativa do desempenho dos alunos participantes. Com a continuação do projeto a expectativa e de resultados ainda melhores”, afirma.
Em meio ao esporte e recreação, alunos das escolas municipais de Lagoa Santa recebem educação humanizada. Este é o objetivo do projeto Escola em Tempo Integral, que ao fornecer um espaço de vivência com atividades culturais, esportivas e sociais na rede municipal de ensino, amplia o universo de experiências dos alunos, fazendo com que eles aprendam mais.
Atualmente o projeto beneficia aproximadamente 2.000 crianças que, além de assistir às aulas regulares, permanecem mais três horas e meia dentro da escola dobrando a jornada do aluno que neste período passa a desenvolver diversas atividades. A meta da Secretaria de Educação é atender todos os alunos da rede municipal e, para que isso aconteça, a Prefeitura está ampliando as escolas e contratando novos professores.
A secretária de Educação, Nila Alves de Rezende, disse que o ensino em tempo integral visa elevar a qualidade da aprendizagem e, assim, ampliar a área de conhecimento dos alunos. “Percebemos que ao exercer atividades interativas com colegas e professores, as crianças têm resgatado a autoestima e melhorado o rendimento em sala de aula”, disse.
As escolas do centro que ainda não possuem espaço para o projeto atendem os alunos no Espaço criança. As aulas acontecem de manhã e a tarde, e oferecem no mínimo três horas e meia a mais que o tempo de aula normal.

Dia a dia dos estudantes:

1) Os alunos que estudam no período da manhã chegam à escola e fazem o desjejum.

2) Depois de escovar os dentes, eles vão para as salas de aula para assistir às aulas regulares.

3) Em seguida eles almoçam, realizam a higiene pessoal e desfrutam de um período de descanso. Durante esse período eles assistem a filmes, participam de brincadeiras mais tranqüilas ou escutam música.

4) Logo depois começa o acompanhamento pedagógico, no qual, professores orientam as crianças a fazerem o “dever de casa” e realizam tarefas para resgatar a aprendizagem desses alunos.

5) Finalizadas as tarefas, os alunos têm um momento de lazer, que pode ser ocupado com práticas de esporte recreação.

6) Para finalizar, os professores trabalham temas relacionados ao Patrimônio Histórico, educação para o trânsito, meio ambiente e ensinam às crianças a trabalharem com reciclagem, horta e/ou jardinagem.

Já os alunos que estudam no período da tarde, começam o dia com as atividades do projeto e depois assistem às aulas regulares.

Algumas atividades realizadas pelos alunos do projeto:

- Acompanhamento pedagógico: Ajuda no dever e outras atividades como bingo matemático, raciocínio lógico, interpretação de textos.
- Esportes: Futebol; pingue-pongue; vôlei; capoeira etc;
- Cultura e Arte: Pintura, teatro, coral, fanfarra, artesanato, contação de histórias, filmes;
- Meio ambiente: Reciclagem, horta e jardinagem.