Os alunos Ryan Deusmar Soares de Macedo (3º ano), da Turma dos Escritores, da profesora Sandra, e Wagner Eduardo Alves Júnior (4º e 5º anos), da Turma Fênix, da professora Elizabete,foram os vencedores da etapa final do projeto Soletrando, na manhã de sábado (30/11), na Escola Municipal Dona Marucas, no bairro Ovídeo Guerra.

alt

Cada vencedor ganhou um tablet por sua vitória. E entre as professores participantes do 3º ao 5º, ano foi sorteado um tablet e as comtempladas foram as professoras orientadoras dos alunos, Renata de Freitas Ribeiro Fernandes e Carolina Souza Figueiredo.

A final da competição foi prestigiada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Janice Salomão de Andrade.

“O Soletrando foi um sucesso porque houve participação segura das crianças. Demorou mais de três horas, porque todas estavam tão bem preparadas que não erravam as palavras”, afirmou a diretora da escola, professora Telma Gonçalves Silva, explicando que houve algum nervosismo dos alunos “natural em competições como essa”. Aproximadamente 100 pessoas, entre alunos, pais e professores participaram do evento.

O projeto Soletrando, criado pela supervisora Andréia Santos com base em um quadro de programa de TV como o mesmo nome, visa acabar com as dificuldades ortográficas das crianças, ampliar o vocabulário e despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta.

O projeto, que foi desenvolvido na Escola Municipal D. Marucas desde outubro, envolveu os alunos das 3ª, 4ª e 5ª anos, que realizaram provas classificatórias antes da etapa final. Os mais bem pontuados nessa etapa classificaram-se para a fase final da soletração, onde o aluno tinha que soletrar corretamente uma palavra sugerida pela equipe coordenadora.