Lagoa Santa foi sede do 1º Fórum Regional de Educação Inclusiva, que além da discussão sobre a inclusão na educação, trouxe a tona, assuntos importantes como a igualdade de tratamento e oportunidades para os alunos e as práticas pedagógicas adequadas na rede de ensino.

 A Educação Inclusiva é a educação para todos que visa reverter o percurso da exclusão ao criar condições, estruturas e espaços para uma diversidade de educandos. O objetivo do 1º Fórum foi trazer experiências e demonstrar que a escola será inclusiva quando transformar, a rede física, a postura, as atitudes e a mentalidade dos educadores e comunidade escolar para aprender a lidar e conviver naturalmente com as diferenças.

O Fórum contou com as palestras da Mestre em Educação, Jane Patrícia Haddad, da  Especialista em Gestão Escolar e psicopedagoga, Márcia de Fátima Lopes Ferreira, e  da Mestre em Mídias e Conhecimento, Zulmary Jesus Ferreira De Brito. Após cada palestra abriu-se espaço para perguntas da plateia contribuindo para troca de experiências e novas idéias.

A iniciativa do Fórum foi da Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas da Região do Calcário (CISREC)  e contou com a participação dos 12 municípios e mais de 300 espectadores.