Em 20 anos a Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamare) de Lagoa Santa se transformou em uma empresa de reciclagem.

 

Hoje, o município destina corretamente 200 toneladas por mês de resíduos urbanos reaproveitáveis pelas mãos de 30 associados. São pessoas que vivem, exclusivamente, do trabalho da coleta e da separação destes materiais. 

 

A parceria da Ascamare com a Prefeitura de Lagoa Santa por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e da Diretoria de Meio Ambiente juntamente com a valorização de conceitos como disciplina, compromisso e responsabilidade fizeram desta iniciativa um modelo bem sucedido.

 

Os resultados alcançados pela associação têm sido uma referência para outras cidades e entidades não só pela sua estrutura como também pela sua gestão. Investimentos constantes são feitos para tornar todo o processo mais eficiente.

 

Em 2018, a Ascamare ganhou uma nova sede dentro do Parque Reciclar de Lagoa Santa. O novo espaço, mais de 12 mil m², possibilitou a aquisição de equipamentos para melhorar a performance, profissionalizando as atividades da coleta seletiva. 

 

Com a instalação da balança rodoviária, adquirida em parceria com a ABRABE e a SDU, todo o material que sai da associação é pesado e registrado através da nota de transporte. 

 

A esteira elétrica com 16 m de pista de rolagem, agiliza a triagem, reduzindo em pelo menos cinco horas o tempo gasto nesta etapa. Na prática, o volume equivalente a um caminhão é separado em apenas uma hora.

 

Atualmente, a Ascamare conta com uma frota composta de 6 (seis) caminhões com carroceria adaptada e 4 (quatro) veículos de pequeno porte usados para atender 100% da cidade. 

 

O município conta com os serviços de coleta de lixo, seletiva e de poda em todo o seu território. No entanto, ainda não temos 100% de adesão da população em relação à separação do material reaproveitável. A participação de todos na preservação e conscientização do meio ambiente é fundamental para transformar Lagoa Santa em uma cidade cada dia mais sustentável.