A Lei que garantiu o tombamento da “Matinha da Febem” assegura preservação ambiental e desenvolvimento econômico para Lagoa Santa. Originada de um projeto de lei de autoria do Executivo, a área concentra espécies nativas da flora local que passam a ser preservadas.

Antes da sanção da Lei Nº 3.458/13 não havia definição quanto ao perímetro da mata ou delimitação de ações e interferências naquele espaço. A área encontrava-se desprotegida
e poderia sofrer algum dano ou risco ambiental.


Com a delimitação também ficaram garantidos os procedimentos para as intervenções, nas imediações da área, relacionadas à implantação do CTCA. A partir do empreendimento, duas escolas técnicas serão instaladas, sendo uma do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outra estadual, financiada com recursos do Ministério da Educação (MEC).


O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, ressaltou que “a Matinha da Febem será um importante parque ecológico aberto ao público, firmando-se como mais um espaço de lazer em Lagoa Santa, além de preservar a memória de parte da fazenda que pertenceu a Felipe Rodrigues, fundador da cidade.”