Na sexta-feira, dia 24, o prefeito, Rogério Avelar, e o secretário de Saúde e Bem Estar Social, Gilson Urbano, reuniram-se com os representantes dos clubes de futebol de Lagoa Santa para restabelecerem a parceria e definir a estratégia para os próximos quatro anos.

Inicialmente, decidiu-se pela elaboração de um diagnóstico a partir de um questionário que deverá ser respondido pelos clubes. Assim, será possível desenhar um plano de ação que atenda às demandas de cada agremiação dentro da realidade financeira do município.

A ideia é retomar os incentivos aos clubes por meio de um planejamento estruturado que privilegie o que é importante para cada agremiação, porque não há recursos suficientes para tudo. “Gerir recurso público é algo muito sério. Precisamos ter a certeza que o dinheiro foi bem gasto”, assegura Rogério Avelar.

Para todo recurso público destinado é necessário que se tenha uma contrapartida, que neste caso é a participação da comunidade estimulada através dos times de futebol nas ações de promoção da saúde e educação.                     

IMG 1381                                            

O esporte é um caminho que possibilita a mudança de vida, principalmente, daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “A integração entre as áreas da Saúde, Educação e Bem Estar Social é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa que pretenda promover a saúde e a cidadania”, afirma Gilson Urbano.

Também foi oferecido aos clubes uma assistência jurídica para assessorá-los no sentido de preparar a documentação necessária para se adequar a Lei 13.019/14, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil que institui novas regras para a formalização de parcerias entre o poder público e as organizações não governamentais, como é o caso dos clubes de futebol lagoassantenses.