Reunião com secretários, diretores, coordenadores e assessores presidida pelo prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, debateu na manhã desta quinta-feira (12/09), o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que será desenvolvido junto às 620 famílias que receberão unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, de acordo com a seleção realizada pela Caixa Econômica Federal, numa lista de quatro mil inscritas.

alt alt

Trabalho Técnico Social visa facilitar a adaptação das famílias contempladas

O encontro foi promovido pela Secretaria de Bem-Estar Social/Diretoria de Desenvolvimento Social, que coordena o programa na Prefeitura. “O Programa Minha Casa Minha Vida contempla a população de baixa renda e representa um desafio enorme para a administração municipal, mas o governo existe para isso mesmo. Devemos manter o espírito de querer ajudar as pessoas”, afirmou Dr. Fernando.

PTTS
O Projeto de Trabalho Técnico Social visa facilitar, durante um ano, a adaptação das famílias contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, após se instalarem nas unidades habitacionais do Conjunto Bem Viver, já que as moradias representam um novo tipo de convivência.

A iniciativa tem quatro eixos de atividades: ações de mobilização e organização comunitária, geração de trabalho e renda para a população assentada e educação patrimonial, sanitária e ambiental. Estes eixos abrangem 17 objetivos, a exemplo da mobilização da comunidade assentada para ações de intercâmbio e integração; orientação dos beneficiários em relação ao planejamento e gestão do orçamento familiar; realização de capacitações e ações geradoras de trabalho e renda; fornecimento de informações básicas sobre a manutenção preventiva de equipamentos coletivos, como sistemas de água, esgoto, coleta de resíduos sólidos, além do treinamento para uso adequado desses aparelhos.

Este trabalho deverá abranger as aproximadamente 2025 pessoas que, até a primeira quinzena de outubro, receberão as chaves dos apartamentos do Conjunto Bem Viver.
Bairro Palmital.

O bairro Palmital, onde foi construído o Conjunto, é um dos mais antigos da cidade, confundindo-se com o próprio surgimento de Lagoa Santa. A atual administração municipal estuda iniciativas de médio e longo prazo para solucionar problemas do bairro. Visitas técnicas de inspeção estão sendo realizadas, para levantamento das carências e a busca de soluções.