Uma forte emoção tomou conta dos representantes das 620 famílias selecionadas pela Caixa Econômica Federal que, na manhã de sábado (14/09) compareceram à Escola Municipal Padres Menezes, bairro Brant, para participar do sorteio dos apartamentos do Residencial Bem Viver, construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida 2 e com a participação da Prefeitura de Lagoa Santa.

A emoção começou já na hora da composição da mesa que presidiu o sorteio, formada, entre outros, pelo prefeito Dr. Fernando Pereira; o diretor-regional da Caixa Econômica Federal, Marx Fernandes dos Santos; o presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Pereira; o vice-prefeito Genesco Neto; e diretor da Construtora Habit, Bruno Barcelos.

“Bom dia, proprietários e proprietárias!”, cumprimentou o público o Dr. Fernando Pereira. “Daqui, de onde estou, é possível contemplar a alegria, ver a satisfação estampada no rosto de vocês. Que a vida nova que começa agora, seja de muita felicidade e saúde. Estamos aqui para ouvi-los, para que vocês nos digam o que deve ser feito – e vamos fazê-lo – para que vocês fiquem tão felizes como estão hoje”, completou o prefeito.

No mesmo tom, o gerente-geral da Caixa, Marx Fernandes dos Santos, chamou atenção para o fato de que as pessoas que estavam participando do sorteio tinham “chegado a um lugar que muitos brasileiros ainda não conseguiram chegar”. E anunciou que o banco vai liberar recursos do Programa Minha Casa Melhor, até o limite de R$ 5 mil, para que os sorteados possam comprar eletrodomésticos e móveis para a casa nova.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Pereira, disse que aquele era um dia muito especial e que a Câmara Municipal cumpriu o seu papel, contribuindo para a felicidade das 2025 pessoas que vão se transferir para o Residencial Bem Viver.

“Vocês vão gostar muito de morar lá”, afirmou o empresário Bruno Barcelos, da Habit Construtora, que fez os apartamentos, enumerando equipamentos do Residencial, como as duas quadras esportivas, as churrasqueiras, a coleta seletiva de lixo e a horta comunitária.

Sorteio
O prefeito Dr. Fernando Pereira foi convidado para conduzir o sorteio dos primeiros apartamentos. Assim, ele chamou Luciana Alves dos Santos, portadora de necessidades especiais, contemplada com o apartamento 102, no Bloco 17; Jocinéia de Fátima Simões, que receberá o apartamento 101, no Bloco17; e Maria da Graça de Carvalho, idosa, que irá receber o apartamento 104, do Bloco 29.

Em seguida, a Primeira Dama, D. Selma Burni, fez o sorteio do apartamento 104, do Bloco 29, para Maria das Graças Carvalho; do apartamento 104, Bloco 19, para o casal Maria Doraci da Silva e Raimundo Nonato dos Santos; e do apartamento 102, do Bloco 14, para Maria do Perpétuo Socorro Batista. Os demais sorteios foram feitos pelo pessoal da Caixa e da Prefeitura.

Alegria geral
Em meio à alegria geral que tomou conta do sorteio, a desempregada Maria Neves de Almeida, 46 anos, três filhos, moradora do bairro Brant, expressou sua satisfação: “Não dormi a noite toda, esperando o sorteio. Se tivesse dinheiro, comprava uma roupa nova para receber minha casa”.

Este era também o sentimento de José Ferreira da Silva, aposentado, morador no Joá: “Muito bom (receber a casa nova), porque o dinheiro do INSS vai todo para o aluguel. Tenho que me virar para alimentar os quatro filhos”, explicou ele, portador de necessidades especiais. Conservadora de condomínio, Neide Costa Gomes, 40 anos, três filhos, morando atualmente no bairro Nossa Senhora de Lourdes, considerava-se feliz, revelando “que tinha contado as horas e os minutos até chegar o momento do sorteio”.

Aos 48 anos, Wellington Barbosa Neto, gari, considera o apartamento que receberá “uma graça de Deus para mim; todo dia agradeço a Ele”. Wellington e sua mulher, que tem o lado direito paralisado, estão mais do que felizes porque a prestação do novo apartamento ser á menor do que a do aluguel que pagam hoje.
Moradora da Lapinha, Josiane Batista dos Reis, 33 anos, atendente em loja, também estava satisfeita. “Foi muito bom (ser sorteada), para poder fugir do aluguel e por causa dos meus três filhos”, disse.

Conjunto Bem Viver

O Residencial Bem Viver, fica localizado no bairro Palmital, dos mais antigos da cidade e um dos espaços que tem para crescer. Os 620 apartamentos, modelo padrão do programa Minha Casa Minha Vida 2, estão reunidos em 31 blocos. Do total, 65 unidades foram destinadas pela Caixa para pessoas com deficiência e idosos; algumas tiveram que ser adaptadas para poder recebê-los.

Os sorteados receberam o Manual do Proprietário- Procedimentos, Garantias e Manutenção, que ensina a conservar os apartamentos. Os próximos passos são a vistoria técnica das unidades, cujo início está previsto para esta terça-feira (17/10), e a assinatura dos contratos. A entrega das chaves deverá ocorrer no mês que vem.