A Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Bem Estar Social/Diretoria de Desenvolvimento Social, está lançando nesta quarta-feira (20/11) a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

O ato inicial da campanha, que será realizada até o dia 10 de dezembro, foi a distribuição de laços brancos no Fórum, na Prefeitura e na Câmara Municipal, como um convite aos homens para participar da luta contra a violência contra a mulher.


De hoje, 20/11, ao dia 5/12, a Casa da Mulher, localizada na Rua Pinto Alves, 395, bairro Brant, onde funciona a Coordenadoria, estará aberta aos homens que desejam assinar o manifesto municipal pelo fim da violência contra a mulher.


Blitz
No Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, (25/11), o órgão promove a Blitz da Cidadania, de 8 às 17h, no semáforo da esquina das Ruas Pinto Alves e João Daher, abordando automóveis, distribuindo laços brancos e peças educativas aos homens, conclamando por sua adesão à luta contra a violência contra as mulheres.

Não Violência
No dia 6/12, em que é lembrado o Massacre de Montreal (Canadá), a Coordenadoria promove, às 13h30, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, o Encontro Tecendo a Rede de Atendimento – Compartilhando Saberes, que contará com a presença da Coordenadora Estadual de Política para Mulheres, Eliana Piolla, que também é a presidente do Pacto de Enfrentamento à Violência contra Mulheres.

O dia 6 de dezembro de 1989 ficou mundialmente conhecido pelo episódio, em que o jovem canadense Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica local, assassinando 14 mulheres à queima roupa, aos gritos de “vocês são feministas”, para depois suicidar-se. Na sala, havia 48 homens que o assassino pediu para se retirarem antes de começar as execuções.

Evento internacional, a Campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra a Mulher, começa em nosso país com cinco dias de antecedência, porque 20/11 é o Dia Nacional de Consciência Negra, em que se lembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão e à opressão. Outras datas significativas no período e tidas como paradigmáticos pela Campanha é 1º/12, Dia Mundial de Combate à AIDS, e 10/12, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste dia, em 1948, foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Declaração Universal de Direitos Humanos.

A Coordenadoria
A Coordenadoria da Mulher, criada em 2007, é a responsável pela implementação das políticas públicas para as mulheres no município de Lagoa Santa. Estas políticas tem como objetivo a promoção, a proteção, a prevenção de eventos violentos contra as mulheres e o encaminhamento de denúncias de tais casos para apuração aos órgãos competentes.

A nova direção do órgão, empossada este ano, presidida por Tânia Egídio, prioriza a prevenção de atos violentos contra as mulheres e o atendimento psicossocial das vítimas. Com o Ministério Público, o Judiciário e as Polícias Civil e Militar, estrutura atualmente um programa para a reabilitação para os agressores.

A Coordenadoria da Mulher funciona à Rua Pinto Alves, 365, bairro Brant, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone de contato é 3686-1453