Fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres/Secretaria de Bem Estar Social, realizou o encontro Tecendo a Rede de Atendimento à Mulher em Lagoa Santa e Compartilhando Saberes, nesta sexta, 6/12, na Escola Municipal Dr. Lund.

O evento reuniu representantes de várias áreas da Prefeitura, da Polícia Militar e do Governo do Estado. Representando o prefeito, Dr. Fernando Pereira, o secretário municipal de Bem Estar Social, Stefano Tavares, destacou que o encontro é fundamental para “que sejam aprimoradas as políticas públicas em defesa das mulheres”. Segundo a coordenadora municipal de Políticas Públicas Para Mulheres, Tânia Egídio, “a partir dos anos 2000, as ações em prol do segmento feminino foram fortalecidas, com a criação de diversos órgãos em âmbito nacional, estadual e municipal.”

A gestora estadual do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência, Eliana Piola, parabenizou a Prefeitura por manter um setor específico para proteger as mulheres, e se colocou à disposição do Poder Executivo Municipal, a fim de atuar em parceria. De acordo com Eliana, desde 2008, cerca de 100 mil casos de agressão são registrados por ano na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre os maiores avanços conquistados para prevenir as agressões, a gestora citou a criação da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego – SETE.

“Foi uma grande inovação, pois acaba com a dependência econômica da mulher com relação ao homem. A geração de renda é uma das melhores formas de combater a violência contra as mulheres, já que, em algumas situações, elas continuam casadas mesmo sendo agredidas, porque estão fora do mercado de trabalho”, informou Eliana.

A diretora de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Lagoa Santa, Virlane Farias, ressaltou que “a rede em defesa das mulheres em Lagoa Santa já está em funcionamento” e também reforçou a importância de aprimorar as ações existentes.

Ao final do evento, um gesto simbólico marcou o fortalecimento da rede. Representantes da Polícia Militar, de órgãos municipais da saúde, da educação, do emprego, entre outras áreas, registraram suas assinaturas em uma colcha de retalhos, representando os diversos setores que atuam em prol das mulheres em Lagoa Santa.