No dia 22 de agosto foi comemorado o Dia Mundial do Folclore. De origem inglesa, a palavra “folclore” significa conhecimento popular que é transmitido ao longo dos anos.

Com o objetivo de difundir as tradições do município, a Prefeitura de Lagoa Santa, em mais uma demonstração de valorização da cultura municipal está apoiando o IV Encontro de Folias de Santos Reis, que será realizado no próximo domingo, das 9h às 19h, no Anfiteatro da Praça Dr. Lund, próximo à Igreja Matriz.

Grupos de Lagoa Santa, Belo Horizonte, Jaboticatubas, Pedro Leopoldo e Santa Luzia se apresentaram no evento. O presidente da Associação Cultural Amigos do Folclore de Lagoa Santa, Luiz Antônio Martins, ressaltou que “o segmento cultural está animado com o apoio oferecido pelo Executivo municipal”. Segundo ele, o IV Encontro busca fortalecer as tradições dos lagoassantenses.

A Folia de Reis, celebração popular, homenageia os três reis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar. Guiados pela estrela guia, eles saíram de suas cidades para levar presentes a Jesus na noite do seu nascimento. Lagoa Santa possui cinco grupos de Folias de Reis: a Folia de Reis de São Sebastião do Campo Belo, Folia de Santos Reis dos bairros Várzea, Nossa Senhora de Lourdes, Palmital e Santos Dumont.