Em busca de uma maior participação da sociedade civil, o Conselho Municipal de Turismo de Lagoa Santa (Comtur-LS) recebe até o dia 31 de janeiro de 2014, as inscrições de Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações de moradores que desejam fazer parte do conselho.

Poderão compor o Comtur, como titulares, duas organizações do terceiro setor devidamente regularizadas e que tenham atuação e interesse direto no setor de Turismo no município de Lagoa Santa e uma Associação de Moradores do Município devidamente regularizada. A documentação necessária, bem como os prazos estão no edital de chamamento publicado na integra no link abaixo da matéria e nos quadros de publicação oficial do município.

Nova Lei

Em vigor desde o final do ano de 2013, a nova Lei que dispõe sobre a composição e atribuições do Conselho Municipal de Turismo de Lagoa Santa (Comtur-LS) busca maior participação da sociedade civil e traz importantes modificações em sua estrutura de decisão com relação à Política Municipal de Turismo e ao Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico.

Com a sanção da Lei Nº 3489/2013, o Comtur passou a ser deliberativo e a sua composição foi reduzida de 16 para 14 membros. O Parque do Sumidouro passou a integrar de forma legal um assento e as Organizações Não Governamentais (ONGs) deixaram de ser especificadas, possibilitando a participação de qualquer instituição desta natureza que atue no município.

De acordo com a Secretaria de Bem Estar Social, por meio de sua Diretoria de Turismo e Cultura, a Prefeitura trabalha na implementação de uma Política Pública para o Turismo tendo como principal objetivo realizar o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável tanto político-institucional, sociocultural, quanto economicamente.