Na última sexta-feira, integrantes dos Conselhos Municipais de Cultura e Patrimônio Histórico e de Turismo e da Associação do Circuito Turístico das Grutas (ACTG), participaram de uma oficina de capacitação que teve o objetivo detalhar os processos para obtenção de financiamento de projetos, apresentações artísticas e eventos em geral.

A representante da Secretaria de Estado de Cultura, Ana Luisa de Avelar, explicou os detalhes a respeito da inscrição de projetos para participar do Fundo Estadual de Cultura (FEC), bem como os tipos de projetos que podem ser financiados pelo FEC, a exemplo de publicações, shows, festivais culturais, construção de museus e biblioteca, entre outros. Ela também ressaltou que Lagoa Santa usufrui dos recursos oferecidos pelo Fundo, e detalhou ao público os critérios de análise de projetos.

Ana Luisa destacou que “é muito importante reforçar o conhecimento sobre o Fundo de Cultura, para que o patrimônio cultural de Minas seja ainda mais divulgado”. De acordo com a Diretoria Municipal de Turismo e Cultura, a classe artística do município e todos os integrantes dos Conselhos de Cultura e de Turismo foram convidados para participar da capacitação, que informou os mecanismos para elaborar projetos e captar recursos do FEC. Também segundo a Diretoria, a expectativa de comparecimento ficou abaixo do esperado.

Atualmente, a Associação Circuito das Grutas é formada pelos municípios de Lagoa Santa, Caetanópolis, Baldim, Capim Branco, Cordisburgo, Inhaúma, Jequitibá, Matozinhos e Sete Lagoas.