Capa Facebook SemanaLund

A Prefeitura de Lagoa Santa promove a Semana Lund no período de 14/06 a 19/06. O evento realizado anualmente, terá um novo formato esse ano, devido a pandemia. As comemorações do 219º anos de Peter W. Lund serão de forma virtual.

Para celebrar a data, acontece o III Simpósio Arqueologia de Lagoa Santa, com o tema: “O homem e a terra: patrimônio, arqueologia, espeleologia e arte no carste de Lagoa Santa”. O evento, que será totalmente online, contará com palestras de renomados profissionais da área por meio de lives programadas.

No dia 14/06, acontece a tradicional homenagem ao legado de Lund em seu memorial. O formato desse ano é para que as comemorações dessa data tão importante para nosso município possam acontecer garantindo a segurança e saúde de todos participantes.

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

14/06 Domingo

10h - Solenidade de homenagem em comemoração aos 219 anos de nascimento de Peter Wilhelm Lund / Local: Memorial Lund

18h - Publicação dos 5 vídeo palestras do III Simpósio

Pedro Leopoldo

22h - Publicação da primeira parte do vídeo sobre a descoberta de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas.

Link: https://bit.ly/2MXuS3f

15/06 Segunda - Pedro Leopoldo

17h - Publicação da segunda parte do vídeo sobre a descoberta de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas.

19h - "Live" com pesquisadores do Museu Nacional do RJ com o tema: "Ossos e fósseis: o trabalho da antropologia biológica desvendando o passado".

Link: https://www.youtube.com/watch?v=9C8QcS1-EQM

16/06 Terça- Pedro Leopoldo

17h - Publicação da terceira parte do vídeo sobre a descoberta de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas.

19h - "Live" com pesquisadores do Museu Nacional do RJ com os temas: "Luzia vive", e "Resistindo ao fogo, o resgate dos acervos do Museu Nacional".

Link: https://www.youtube.com/watch?v=iOrTk4c0M_A

17/06 Quarta

19h - Divulgação da lista dos agraciados da Medalha Lund 2020.

Pedro Leopoldo

18h - Live Marcelo Bastos e Convidados sobre "Quinta do Sumidouro e Fidalgo".

19h - Live com Eduardo Bueno.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=0UnC35hTDlY

18/06 Quinta

19h - LIVE 1 - Perguntas e respostas das Palestras de:Paulo Cardinali e Edithe Pereira,

19/06 Sexta

19h - LIVE 2 -Perguntas e respostas das Palestras de:  Andrei Isnardis, Astolfo Araújo e Luís Beethoven Piló.

_________________________________________________________________________

III SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA DE LAGOA SANTA

Tema: “O homem e a terra: patrimônio, arqueologia, espeleologia e arte no carste de lagoa santa”

Palestra 01- Tema: “Diversidade cultural e história profunda nas pinturas e gravuras rupestres de Lagoa Santa”

Palestrante: Andrei Isnardis Horta - professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia e pesquisador do Museu de História Natural da UFMG. Doutor em Arqueologia pela USP

Link: https://youtu.be/ovnRekqGqEM

Palestra 02- Tema: “A difusão científica como forma de proteção do patrimônio arqueológico: o caso de Monte Alegre, Pará”

Palestrante: Edithe da Silva Pereira- Graduada em História pela Universidade Federal do Pará, Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em História e Geografia pela Universidade de Valência (Espanha).

Link: https://youtu.be/E4o4_Ku6WdU

Palestra 03- Tema: “Revisitando o "Hiato do Arcaico”: quinze anos depois."

Palestrante:  Astolfo Gomes de Mello Araújo - Docente do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da USP, com Mestrado em Arqueologia, pelo MAE-USP e doutorado parcial (SWE) em Antropologia/Arqueologia na University of Washington, Seattle, USA.

Link: https://youtu.be/J5aEDKRqq4I

Palestra 04- Tema: “Peter Lund na Lapa do Sumidouro: breve discussão sobre suas principais teorias.

Palestrante: Luís Beethoven Piló - Graduado em geografia pela UFMG, Doutorado em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia da USP e Pós-doutorado pelo Instituto de Biociências da USP. Atualmente é pós-doutorando do Laboratório de Zoologia da UFPE.

Link: https://youtu.be/M--a9sTwl70

Palestra 05- Tema: “Peter A. Brandt: Arte e Ciência em Lagoa Santa no século XIX”

Palestrante: Paulo Cardinali - Graduado em Comunicação Visual (FUMA, atual UEMG), Formado em Computação Gráfica, Modelagem e Impressão 3D. Realizou pesquisas acerca da vida e obra de Brandt em Trondheim (Noruega) e no Museu Tusculanum Forlag, em Copenhague (Dinamarca). É escritor e fundador da Casa Brandt, em Lagoa Santa/MG.

Link: https://youtu.be/x5M2n7JfCto