Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) estiveram na manhã desta quinta-feira, (09/01), vistoriando os dois trechos das vias sob a jurisdição do órgão estadual no município, para deliberar sobre as intervenções solicitadas pela Prefeitura de Lagoa Santa.

alt


O primeiro trecho compreende a entrada da cidade, da marginal da MG 010 até a entrada do Parque de Material Aeronáutico (Pama-LS). A principal intervenção solicitada diz respeito ao acesso ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), próximo à rotatória de acesso aos bairros Aeronautas e Visão. De imediato foram solicitados redutores de velocidade e, posteriormente, a execução do projeto viário de acesso ao Centro de Capacitação de forma a causar o menor impacto no trânsito e melhorar a sua fluidez.

Já para o segundo trecho sob a jurisdição do departamento, as principais intervenções solicitadas foram a construção de um novo acesso ao bairro Vila Maria (sentido bairro/centro), uma vez que o acesso foi prejudicado pela instalação do semáforo e a construção de faixas elevadas para travessia de pedestres. Na região, o trecho de responsabilidade do DER (Rua Pinto Alves) vai da ponte localizada na divisa dos bairros Promissão e Vila Maria até a ponte sobre o Rio das Velhas, aproximadamente oito quilômetros.


Segurança para os moradores


Para o integrante da associação de bairro da Vila José Fagundes, Sr. Geraldo Aparecido, a faixa elevada para pedestres vai trazer mais segurança para os moradores dos bairros às margens da Rua Pinto Alves. “Além dos moradores, as crianças e jovens que estudam nas escolas da região e que necessitam ir às unidades de saúde terão mais segurança para atravessar a rua”, disse.

De acordo com o Diretor do Departamento de Transportes e Trânsito (Translago), Roberto Félix de Souza, qualquer intervenção nos locais só pode ser realizada pelo DER, caso

alt

contrário, o município pode ser multado e qualquer alteração viária pode ser embargada. “O município não pode agir de forma autônoma nestes corredores, pois corre o risco de ser punido, inclusive com multa. Somente o DER/MG pode realizar as intervenções ou outorgar a outro departamento”, explica.

Segundo o técnico encarregado da região de Lagoa Santa, José Nilson de Souza, engenheiros do DER já estiveram nos dois locais e realizaram os levantamentos necessários para o início dos trabalhos. “Esperamos em breve trazer as soluções para os problemas encontrados e atender a demanda do município”, finalizou.