A Prefeitura aderiu ao Dia D de combate ao Aedes aegypti com diversas ações pela cidade!

A Campanha Nacional consiste em ações de mobilização para conscientizar a população sobre a responsabilidade diária de manter o cuidado nos ambientes domiciliares.

 

Em Lagoa Santa, a Prefeitura está em ação desde dezembro do ano passado, com a aplicação do fumacê, mutirão de limpeza pesada nas residências, visitas domiciliares para verificar as condições dos ambientes e eliminar os possíveis criadouros do mosquito, ampliação do horário de atendimento das unidades e muito mais!

 

No último sábado (24/02), definido como o Dia D, a Secretaria de Saúde realizou  blitz educativa em vários pontos da cidade, orientando a população sobre os cuidados e os sintomas das arboviroses. 

 

Informamos que os casos de Dengue no município têm aumentado, porém dentro da previsão epidemiológica já esperada para o período sazonal da doença. 

 

A Secretaria Municipal de Saúde monitora, semanalmente, a evolução das ocorrências das arboviroses, incluindo, a zika e a chikungunya.

 

Além disso, realiza o monitoramento de infestação do mosquito adulto através das armadilhas de oviposiçao, as ovitrampas, espalhadas por toda a cidade. E tem investido na implantação de um monitoramento digital das visitas realizadas pelos Agentes de Endemias e Agentes de Saúde nas residências, através do aplicativo E-SUS território.

 

Nas escolas da rede municipal, também estão sendo realizadas ações através da campanha "Dia D de combate ao Aedes". Os alunos participam de dinâmicas educativas e realizam passeatas próximo as escolas, com os trabalhos produzidos em sala de aula. Os professores ensinam também a identificarem focos do mosquito por onde passam e orientam como elimininá-los.  

 

A contribuição de cada um é fundamental para garantir a saúde de todos!