A convite da Secretaria de Saúde, enviado à Câmara Municipal de Lagoa Santa, vereadores visitaram nesta quarta-feira, 17, as obras de reforma e ampliação do Novo PAM, no bairro Várzea. O prefeito, dr. Fernando Pereira, e o secretário de Saúde, Fabiano Moreira, receberam o presidente da Câmara, Roberto Emerenciano, e os vereadores Dinággio Batista , José Quintino Marques, Roberto de Dalva e, representado o vereador Eduardo Faria, o assessor Carlos Eduardo.

Participaram também da visita, técnicos da Secretária de Saúde e membros do Conselho Municipal de Saúde, incluindo a presidente do órgão, Daniela Oliveira.

Na ocasião, o prefeito explicou que, devido às inúmeras denúncias por parte dos usuários, a Prefeitura está retomando a administração do Pronto Atendimento (atualmente terceirizado para a Santa Casa de Misericórdia).

“Estamos em plena sintonia com o clamor da sociedade. Saúde era uma das principais reivindicações das manifestações que aconteceram em todo o país. Nós estamos trabalhando para viabilizar um atendimento cada vez mais eficiente”, destacou o prefeito.

A estrutura do Novo PAM permitirá cerca de quatro mil atendimentos por mês. A expectativa é que a transferência do Pronto Atendimento para o bairro Várzea aconteça até o fim ano.

Depoimentos

Segundo o presidente da Câmara, “a Prefeitura está no caminho certo. Nada melhor que o tempo para mostrar quem realmente quer o bem da cidade”.

Para Dinággio, “o momento é de esperança e, ao mesmo tempo, de tensão, mas o sistema de saúde em Lagoa Santa tem tudo para dar certo. Ao contrário do que muitos dizem, a maior parte dos comentários nas unidades de saúde são elogios”.

O vereador Quintino acredita que o Novo PAM vai atender à demanda da população, ficando claro, desta forma, de quem é a responsabilidade do Pronto Atendimento.

Roberto de Dalva reforçou que gostou do que viu durante a visita e acredita no sucesso do Novo PAM. “O projeto fala por si”, concluiu o vereador.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Oliveira, enquanto o Novo PAM não é inaugurado, os problemas continuam, por isso a importância da formalização das queixas recebidas quanto ao atendimento realizado no PAM. A Santa Casa foi convidada para apresentar ao Conselho seu ponto vista sobre a atual situação do Pronto Atendimento, mas, segundo Daniela, não houve nenhuma manifestação por parte da Instituição.