Foi realizada nesta terça-feira, a abertura do Seminário de Desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde (PMS 2014/2017). A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) começou a discutir a elaboração do Plano. O documento, que nesta etapa será elaborado em oficinas internas, é um instrumento de gestão previsto em lei e servirá de apoio às ações de saúde no município.

O prefeito, dr. Fernando Pereira, e o secretário de Saúde, Fabiano Moreira, abriram os trabalhos do Seminário que contou ainda com a participação da consultora do Departamento de Saúde da Associação Mineira de Municípios (AMM), Juliana Colen.

Para o prefeito, a Secretaria de Saúde tem apresentado um retorno muito positivo à cidade, sobretudo por meio do diálogo direto com a comunidade.

“Queremos que esse trabalho se amplie indo ao encontro dos anseios da população e ao desejo do executivo em realizar um projeto eficaz”, observou o prefeito.

Já o secretário de Saúde ressaltou que a elaboração do PMS “é uma responsabilidade grande em que cada frente de trabalho poderá contribuir para ajudar na construção de um sistema de saúde mais eficiente”.

Segundo a consultora da AMM, Juliana Colen, essa iniciativa do executivo demonstra que a gestão em Lagoa Santa é realmente participativa. “Acredito que esse trabalho será de qualidade porque já começa bem feito”, destaca a consultora. Juliana apresentou à equipe da SMS a importância do planejamento na saúde; os instrumentos de planejamento no SUS e aprofundou no tema: Plano Municipal de Saúde.

O seminário será realizado na Escola Municipal Dr. Lund, nos dias 23, 24 e 30.