Um aumento de 10% nos recursos destinados à saúde foi anunciado pelo prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Pereira, durante a abertura da VIII Conferência Municipal de Saúde, na sexta-feira, 30/08. O novo valor corresponde a 25% do orçamento e será aplicado já no próximo ano. A revelação foi feita pelo prefeito Dr. Fernando na abertura da VIII Conferência de Saúde.

O prefeito também destacou a intenção de “investir um quarto dos recursos orçamentários para melhorar a saúde no município, de acordo com a necessidade da população”. O secretário municipal de Saúde, Fabiano Moreira, salientou que o “Executivo trabalha para solucionar os desafios na assistência aos lagoassantenses.”

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela de Oliveira, “as ações sugeridas e aprovadas pela população durante a Conferência vão subsidiar o Plano Municipal de Saúde de 2014 a 2017.”

O público também assistiu à palestra do Professor da Faculdade de Medicina da UFMG, chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social e membro do Projeto Manuelzão, Antônio Leite A. Radicchi, sobre a abordagem ecossistêmica da saúde. Segundo ele, além do tratamento com remédios, a alimentação, a educação e o ambiente contribuem para o bem-estar da população.

Debates
Na manhã de sábado (31/08), foram realizados debates e palestras com autoridades municipais, representantes do setor acadêmico e sociedade civil.
O prefeito dr. Fernando Pereira realizou palestra sobre saúde e qualidade de vida. Para o médico, “é preciso estar atento aos hábitos do dia a dia, uma vez que eles influem no bem-estar geral”. O secretário Fabiano Moreira abordou os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em Minas Gerais e em Lagoa Santa. Segundo ele, uma das metas é implantar 100% de coletas de exames em todas as unidades de saúde municipais até 2016.

A psicóloga e chefe do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Lagoa Santa, Luíza Lima, destacou que o tratamento de saúde mental no município é realizado com um viés humanitário.

Já a professora associada da Faculdade de Odontologia da UFMG e mestre em Educação pela FAE/UFMG, Mara Vasconcelos, destacou que, atualmente, há um conceito ampliado sobre a saúde, que inclui moradia, alimentação, lazer, educação e renda.