A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa promove, na quarta-feira, 22/01, às 13h, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, a adesão do município ao Centro Viva Vida e Hiperdia Minas Santa Luzia “Dr. Paulo César Soares, com a presença do prefeito Dr. Fernando Pereira. O Centro é um serviço pactuado de saúde nucleado na cidade vizinha de Santa Luzia, que tem por finalidade oferecer consultas e exames especializados de média complexidade em planejamento familiar, pediatria, mastologia e urologia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Criada em 2003, a instituição é também um serviço de referência regional que atua para evitar a mortalidade infantil e materna. O fluxo de atendimento obedece à lógica das redes de atenção à saúde, ou seja, o paciente, depois de passar pela avaliação da equipe de Saúde da Família, é encaminhado ao Centro se constatada a necessidade.

Logo no início da solenidade, a diretoria do Centro Viva a Vida em Santa Luzia, Marli da Conceição Pinto fará uma apresentação dos objetivos e do modo de atuação da instituição. A seguir, a referência técnica Nicácia dos Santos e o urologista Thiago Torres Silva falarão sobre critérios e fluxos de atendimento. Complementarmente, a endocrinologista Bruna Mariza da Cruz Soares e a referência técnica Renata Regina Andrade explicarão como deve ser feito o encaminhamento de pacientes de hiperdia.

Lagoa Santa fica distante aproximadamente 21 km de Santa Luiza pela rodovia MG-10 e o tempo de duração da viagem é de 22 minutos.