altEm entrevista ao programa Saúde em Foco, da Super FM, na manhã desta quinta-feira, 5/02, o coordenador de assistência farmacêutica do município, Adson Moreira, revelou que a Prefeitura Municipal e o governo estadual planejam a implantação de três farmácias estaduais em Lagoa Santa.

Ele afirmou que o papel destas farmácias será o de promover a distribuição de medicamentos básicos e de alto custo, grande parte deles não disponíveis na cidade.

“As farmácias estaduais já atendem os lagoassantenses, mas estes precisam se deslocar a outras cidades”, explicou.

Segundo Adson, Lagoa Santa conta com uma rede de sete farmácias municipais e nove profissionais capacitados, para atender as demandas da cidade. Os profissionais trabalham sob a perspectiva de que a farmácia também é um estabelecimento de saúde que deve buscar o melhor para população, com um papel que vai além da simples distribuição de medicamentos.

“A ampliação dos serviços de atendimento farmacêutico só ocorreu após investimento do atual governo, que conseguiu ampliar o quadro de funcionários”, declarou o coordenador. Ele afirmou que, na atualidade, a relação de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais atende a cerca de 95% das principais doenças encontradas no estado.