alt

A implantação da futura Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) em Lagoa Santa foi avaliada de maneira positiva pelo Ministério da Saúde. Nesta quinta, 06/02, representantes do órgão federal estiveram no município. A visita fez parte de um monitoramento realizado em todo o país.

alt

O secretário municipal de saúde, Fabiano Moreira, acompanhou as representantes da União durante a manhã desta quinta. A apoiadora institucional das Redes de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Viviane Couto, destacou que “o terreno onde a UPA será construída é muito bom, adequado para comportar uma unidade de porte 1.”

Também segundo ela, “a futura UPA vai estar bem localizada e atenderá à população de maneira eficaz”. O secretário e as representantes do órgão federal também visitaram a Santa Casa de Misericórdia e as obras de construção do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24h.

De acordo com o secretário Fabiano Moreira, “o novo PAM será inaugurado em breve e terá uma estrutura cinco vezes superior em relação ao atendimento realizado atualmente”. Viviane também avaliou de maneira positiva a construção do Pronto Atendimento Municipal, destinado a procedimentos de urgência e emergência.

Ainda participaram da visita desta quinta a analista financeira da Divisão de Convênios do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Silvana Magali, e a arquiteta responsável pelo projeto da UPA 24h, Carolina Pontes Guimarães.

Aprimoramento da Rede Municipal

Na avaliação do prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, a população será beneficiada por meio da UPA e do Novo PAM, uma vez que terá duas portas de entrada de urgência e emergência 24 horas.

A UPA de Lagoa Santa é classificada como unidade de porte 1, segundo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, como população da região a ser atendida, área física, entre outros. A Unidade será implantada no bairro Moradas da Lapinha, terá cerca de 950m² de área construída, e capacidade para realizar de 50 a 150 atendimentos médicos em 24 horas.

O novo PAM terá estrutura para cerca de quatro mil atendimentos por mês e contará com ortopedistas, cirurgiões para pequenos procedimentos, clínicos, pediatras, além de salas de gesso e raio-X. A unidade está localizada na rua Conde Dolabela, Nº 1635, no bairro Várzea.