A gripe H1N1 chegou mais cedo ao Brasil e o clima seco, específico dessa época do ano tem contribuído para a disseminação do vírus. A confirmação de casos da doença em São Paulo, e a suspeita de casos em Minas Gerais tem colocado a população em alerta por isso, a Prefeitura esclarece as dúvidas mais freqüentes sobre a doença:

 

O que é Influenza H1N1 (gripe suína)?
É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família da gripe. Em nosso país ele é chamado de Influenza A/H1N1 e não mais gripe suína.


Como é transmitida a Influenza H1N1?
Ela é transmitida de pessoa para pessoa principalmente por meio de tosse ou espirro. Objetos contaminados também pode ser uma forma de contágio, até o momento, não há casos registrados de transmissão da doença através da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.


O que eu devo fazer se tiver dúvida sobre ter contraído a Influenza H1N1?
Para se proteger, cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, lave as mãos com frequencia com água e sabão. Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados, mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.


Quais são os sintomas da Influenza H1N1 e é possível ocorrer complicações?
São sintomas bem semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos. Como qualquer gripe, é possível evoluir para sinusite ou até para um quadro de infecção pulmonar. O tempo de incubação da doença é de 3 a 7 dias para aparecerem os sintomas depois da infecção. Caso tenha os sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.


Quais são os sinais de agravamento?
Após a confirmação da doença, as complicações são: falta de ar, dores no peito, tontura, confusão mental, fraqueza, desidratação (somente um profissional pode identificar). Crianças pequenas podem ter batimento de asa do nariz (dificuldade respiratória) e se recusar a ingerir líquidos.


Qualquer pessoa pode pegar a Influenza H1N1?
É necessário estar em alerta, pois atualmente diversas pessoas viajam para vários países. Após uma viagem internacional e, nos últimos 10 dias da sua chegada ocorrer sintomas como febre alta (maior do que 38°C), tosse, dor de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada, procure um serviço de saúde e informe sobre sua viagem. Os profissionais de saúde avaliarão se realmente é um caso suspeito ou apenas um caso em que deve ser acompanhada a evolução dos sintomas.


Se eu pegar a doença, tem tratamento?
O tratamento é realizado por um profissional de saúde. É importante adotar medidas como repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação, que auxilia na recuperação da sua saúde. No Brasil já é possível realizar a vacinação para prevenção. Na rede pública, as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B.


Sobre a vacinação:
A vacinação segue o calendário das campanhas de anos anteriores, obedecendo à ordem de grupos prioritários, o chamado grupo de risco A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde no qual definirão as quantidades a serem vacinadas. Os profissionais de saúde gestantes, crianças de 06 meses a 05 anos e idosos serão imunizados. Primeiro, o grupo que será vacinado é as mulheres que acabaram de ter bebês, pessoas com doenças crônicas. A campanha contra a influenza começa no dia 30 de abril nas unidades de saúde de toda cidade.