Por intermédio do Deputado Estadual Fred Costa, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 30, na cidade administrativa, uma reunião entre o Secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano e o Sub-secretário de Estado de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Fabiano do Carmo Said.

O Deputado Fred Costa e o Secretário Gilson Urbano levaram ao conhecimento do subsecretário a reivindicação da cidade que está nas proximidades do aeroporto internacional e atrai turistas de várias regiões do país e que consta na lista, juntamente com Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, de cidades com rumores de epizootia – morte de macacos.

Na oportunidade também foi apresentado o plano de ação criado pela Secretaria Municipal de Saúde que conta com a recomposição imediata do quadro de agentes de saúde e agentes combate a endemias, a imunização da população alvo, campanha informativa sobre vacina e combate a febre, além da criação do plantão de endemias aos finais de semana.

De acordo com a Secretaria de Estado, pelos dados obtidos não há recomendação para a intensificação de imunização na cidade, porém, atendendo ao pedido do deputado e do Secretário Municipal, Lagoa Santa foi colocada como prioritária na Região Metropolitana para o recebimento da vacina contra a Febre Amarela.

Além da prioridade na RMBH, o Estado, conforme seu plano de combate a doença, poderá aumentar gradativamente o número de doses da vacina destinada ao município que poderá chegar até 2000 mil doses.