Logo CNES

A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, quer conhecer os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde privados que atuam no município com convênio SUS ou não, pessoas físicas e jurídicas.

O cadastro de todos estabelecimentos ligados à saúde é obrigatório através do sistema de informação oficial, conhecido por CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Manter esse sistema atualizado é garantir mais eficiência na construção de políticas públicas, uma vez que essas informações servem de base para fundamentar as tomadas de decisões gerenciais que envolvem a gestão dos serviços de saúde no município. Ao realizar o cadastro, o estabelecimento de saúde ganha um número de registro que contém, além de todos os seus dados, a relação dos profissionais de saúde, vinculados a ele.

O que é CNES?

É o sistema de informação oficial de cadastro de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS). O CNES reúne informações sobre as equipes, profissionais e unidades de saúde, incluindo infraestrutura, leitos disponíveis, tipo de atendimento prestado, entre outros.

Por que cadastrar sua clínica ou estabelecimento de saúde no CNES?

As informações geradas a partir do cadastramento levam a conhecer a infraestrutura, os recursos físicos e humanos, bem como os tipos de serviços que são oferecidos em um município. Ter acesso a essas informações auxilia os gestores nas tomadas de decisões quanto à oferta de serviços suficientes e adequados àquela localidade.

Quem deve fazer o cadastro no CNES em Lagoa Santa

Somente os estabelecimentos de saúde com sede em Lagoa Santa/MG, de acordo com a Capítulo IV, Seção I,  art. 360, seção II da Portaria de Consolidação MS/GM n° 1, de 28 de setembro de 2017 estabelecimento de saúde - espaço físico delimitado e permanente onde são realizados ações e serviços de saúde humana sob responsabilidade técnica.

Acesse aqui e faça o seu cadastro: https://pesquisa.lagoasanta.mg.gov.br/index.php/657747?lang=pt-BR

Ficou com dúvida, oriente-se pelo tutorial:

Fichas CNES Estabelecimentos

Fichas CNES Profissionais