A Prefeitura de Lagoa Santa, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde apresenta o Boletim Anual-2021 dos casos de Sífilis no município. O boletim apresenta os dados contabilizados de janeiro à dezembro de 2021, totalizando 56 novos casos da doença no município, sendo 17 casos de sífilis adquirida, 25 casos de sífilis em gestantes e 14 casos de síflis congênita.

O numero de casos registrados em homens e mulheres estão relativamente iguais, com uma pequena tendência de prevalência maior em mulheres (53 %). No caso de gestantes, a grande maior realizou o esquema de tratamento contra sífilis (aproximadamente 88%). O diagnóstico dessas mulheres ocorreu principalmente no 3º trimestre de gestação e em certa de metade dos casos, houve o tratamento concomitante do parceiro. Para a sífilis congênita, na grande maioria dos casos (99%) houve a realização do pré-natal, sendo que desses casos (14), dez nasceram vivos.

BOLETIM INFORME SFILIS 2021