O modelo de ensino das escolas municipais de Lagoa Santa virou capa de revista. Esse sucesso é devido ao grande trabalho que a Secretaria de Educação tem realizado para capacitar os professores da rede pública e aumentar a aprendizagem dos alunos. A matéria publicada na revista Escola Pública fala sobre a alfabetização e enfatiza o trabalho de planejamento realizado pela equipe de docentes do município.

O destaque da capa são crianças da Escola Municipal Professora Claudomira sob o título “Alfabetizar na idade certa”. A matéria está na edição de agosto/setembro deste ano.

Desde 2007, a rede municipal vem buscando melhorar o ensino das crianças da cidade. Hoje, a rede conta com a consultoria da fundadora do Centro de Alfabetização e Leitura (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Magda Soares, que participa de todo o planejamento, orienta, aponta dificuldades e sugere melhorias aos educadores. Esses encontros são realizados em seminários semanais que acontecem no núcleo de Alfabetização e Letramento.

Em 2008, foi criado o projeto Alfaletrar com objetivo de determinar de forma bem clara as metas, atividades e diretrizes a serem desenvolvidas com alunos em fase de alfabetização.

Cada escola municipal de Lagoa Santa envia uma de suas professoras alfabetizadoras para participar da formação continuada, e essas se incubem de capacitar às colegas que atuam na mesma função. Esses encontros são mensais e abertos aos demais professores.

De acordo com a secretária de Educação, Nila Rezende, a participação de todos os professores, dos diretores e dos supervisores pedagógicos, tem se transformado em benefícios práticos que podem ser observados no desempenho dos alunos.

Ainda são realizadas reuniões quinzenais entre a secretária municipal e diretores das escolas para avaliação do trabalho, planejamento e acompanhamento da gestão das unidades escolares.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa