Resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) relacionam 5 universidades, que atuam em parceria com o pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Lagoa Santa, entre as 10 melhores instituições de nível superior do Brasil.

As cinco instituições que atuam na cidade por meio da UAB são: UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), UFV (Universidade Federa de Viçosa) e UFOP (Universidade FEderal de Ouro Preto).

O levantamento foi realizado pelo jornal O GLOBO e leva em consideração os as notas dos alunos das três edições do Enade já realizadas, os resultados mostraram que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição brasileira com melhor aproveitamento: 80% dos cursos avaliados tiraram o conceito 5, o maior na escala utilizada pelo exame que vai de 1 a 5.

Confira ranking completo:

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal. (Fonte: Portal da Educação do Governo Federal)

UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
A iniciativa fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.

PÓLO UAB LAGOA SANTA

Os pólos da UAB são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior ligadas ao Sistema UAB. Mantidos por Municípios ou Governos de Estado, os pólos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.

PÓLO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) LAGOA SANTA
Rua Expedicionários, 990/ bairro: Brant