Foram iniciadas as obras para a readequação do trecho onde foi implantada a ciclovia, na orla da lagoa. A Prefeitura vai devolver a mão dupla de circulação de veículos ao local e realizar estudos técnicos para verificar a viabilização da construção de uma ciclovia em toda a orla.

Os estudos técnicos vão mostrar a viabilidade da realização da obra de forma que possa atender a demanda dos ciclistas com segurança e dentro das normas legais. A intenção é construir uma ciclovia próxima aos moldes da que foi construída na lagoa da Pampulha.


De acordo com o site www.lagoasanta.com.br, a atual ciclovia possui a medida de 1,50m de largura e atende com segurança somente um ciclista, não comportando o cruzamento de dois ciclistas. A ciclovia foi construída entre o passeio e um canteiro central de 60 cm, porém rebaixado a 20 cm na borda dos meios fios, o projeto traz riscos em caso do pedal das bicicletas esbarrarem no ponto mais baixo.

Retira das Plantas

A diretoria de Meio Ambiente iniciou a retirada das árvores do canteiro de separação da antiga ciclovia. “As árvores serão transferidas para um local adequado, na entrada da cidade, e as que foram comprometidas por terem sido plantadas com o saco plástico cobrindo as raízes, serão encaminhadas para o horto para uma tentativa de recuperação”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Fátima Gouvêa.

Todo o trabalho de retirada das mudas e replantio está sendo feito sob a coordenação de um engenheiro agrônomo e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano já iniciou os estudos para a construção de novas ciclovias em outros trechos da cidade.