Com o objetivo de dialogar com representantes de 54 países sobre o desenvolvimento econômico local diante dos desafios internacionais, a Prefeitura de Lagoa Santa participou do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, representada pelo coordenador de Desenvolvimento Econômico e Institucional da Secretaria Municipal de Gestão, Renato Batista.

O evento, realizado entre 29/10 e 01/11, em Foz do Iguaçu, no Paraná, teve a participação de 3.500 pessoas e também buscou incentivar a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento local. Na ocasião, Renato dialogou com representantes de várias instituições que desenvolvem ações na área econômica em todo o mundo.

O coordenador avaliou de maneira positiva o intercâmbio de informações, importante para solucionar os principais desafios em todo o mundo. O Fórum também teve a participação do diretor de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris, Rolf Alter. Ele abordou as estratégias e políticas públicas em desenvolvimento econômico local.

O evento foi promovido pelo Itaipu Binacional – Parque Tecnológico de Itaipu, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi), Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Fórum de Governos Regionais e Associações Globais de Regiões (Fogar) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).