A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e a Polícia Militar de Meio Ambiente lançaram no dia 30 de setembro a pedra fundamental, símbolo comemorativo que marca o início das obras do Segundo Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Lagoa Santa.

O Grupo Partners e o Grupo Caparaó serão parceiros da Prefeitura na realização da obra e tiveram representantes presentes durante a solenidade.

“Estamos muito satisfeitos em apoiar o desenvolvimento de Lagoa Santa e o desenvolvimento da Polícia de Meio Ambiente. Nós sabemos da importância do grupamento e do trabalho dessa polícia”, destacou Milton Montenegro, superintendente de vendas do Grupo Caparaó.

O grupamento foi fundado em 1983, quando ainda era chamado Primeiro Grupamento de Polícia Florestal de Lagoa Santa. A partir de 2002, com a nova articulação da Polícia Militar de Minas Gerais, passou a chamar Segundo Grupamento de Meio Ambiente de Lagoa Santa.

Atualmente, o grupamento é responsável pela área que abrange os municípios de Lagoa Santa, Vespasiano, Confins, Capim Branco, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Matozinhos, Prudente de Morais, Jaboticatubas e Santana do Riacho, e conta com um efetivo de 12 policiais militares, sendo 1 sargento, 8 cabos e 3 soldados.

Durante a solenidade, o Prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, discursou sobre a importância das iniciativas do município em relação ao meio ambiente. A partir de 30 de outubro, o uso das sacolas plásticas estará proibido nos comércios da cidade. Além disso, Lagoa Santa é signatária dos Objetivos do Milênio, e um desses objetivos visa justamente a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.

“Lagoa Santa é uma das cidades que mais cresce no Estado de Minas Gerais, e a preocupação com questões ambientais e com a sustentabilidade é algo que prevê todas as ações da Prefeitura. Nós estamos muito felizes em procurar conviver com uma mentalidade nova e transformar a nossa cidade numa nova cultura, de cooperação mútua e que respeita o meio ambiente”, acrescentou o Prefeito.

O Segundo Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Lagoa Santa já realizou mais de 1.500 operações para coibir atividades danosas ao meio ambiente. Desde 2010, foram lavrados mais de R$1,5 milhão em multas e 61 armas de fogo foram apreendias. Essas armas eram utilizadas em atividades relacionadas à caça de animais silvestres. Mais de 200 redes e tarrafas utilizadas na pesca predatória foram recolhidas, além da prisão em flagrante de autores de crimes ambientais.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa