alt

Pela primeira vez, Lagoa Santa foi escolhida para sediar uma etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que serão disputados em abril, envolvendo 11 cidades, todas vinculadas à Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C. A decisão sobre a escolha foi divulgada hoje pela Prefeitura Municipal.

“Esta é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do esporte da cidade”, comemorou o diretor de Esportes e Lazer da Prefeitura, Aurélio Costa, comentando que a escolha ocorreu depois da avaliação das estruturas esportivas locais e da capacidade de gerenciamento da administração municipal.

A realização da etapa do JEMG em Lagoa Santa traz benefícios para a cidade por meio do ICMS Solidário – Critério Esportes. Ela gera uma pontuação especial que se traduz no aumento daquele imposto que é repassado pelo governo estadual ao município.

Serão disputadas na cidade competições de futsal, handebol, basquete, vôlei, xadrez e atletismo por atletas na faixa etária de 12 a 17 anos, oriundos de Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Morro do Pilar, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santana do Riacho, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Os Jogos

Os Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG é o maior programa esportivo-social do Estado de Minas Gerais. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas do estado. As modalidades que serão disputadas no JEMG/2014 são atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (modalidade apresentação) e xadrez, nos naipes masculinos e femininos.

O JEMG é um programa do governo estadual em parceria com as Secretaria de Estado de Turismo e Esportes e a Secretaria de Educação, por meio das Superintendências Regionais de Ensino. A execução dos Jogos é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer/Secretaria de Bem Estar Social e da Secretaria Municipal de Educação, auxiliará e dará suporte logístico à realização do evento esportivo na cidade.