A Secretaria Municipal de Bem Estar Social por meio da Diretoria de Desenvolvimento Social convida para a inauguração, no dia 7 de outubro, sábado, da Biblioteca do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Mário Casassanta, vencedora do concurso nacional promovido pela ONG Bem Mudar.

Na última semana de setembro, o SCFV recebeu a equipe do Bem Mudar que participou do mutirão para a reforma do local, que foi totalmente transformado. Hoje, a biblioteca é um espaço convidativo e acolhedor, capaz de estimular seus visitantes a se aventurarem pelo universo da leitura.

Além da renovação do espaço físico, a ONG Bem Mudar contribuiu com a estruturação do acervo, ao organizar e catalogar os livros, além de promover a arrecadação de livros literários e a doação de recursos para manter a biblioteca funcionando.

A iniciativa de participar do concurso foi da coordenadora do SCFV, Lavina Rodrigues Oliveira Vieira, que acreditou e motivou toda equipe a concluir as etapas do processo de escolha da instituição vencedora, mesmo sabendo que o SCFV estaria concorrendo com escolas.

A Biblioteca do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Mário Casassanta concorreu com 28 escolas do Brasil, e apesar de não ser da área da educação, o serviço mostrou sua importância. O ambiente escolar é sem dúvida fundamental, mas mudar o contexto social no qual a pessoa está inserida é imprescindível, quando se quer transformar a realidade social.

A notícia foi recebida com satisfação pelos alunos e por toda equipe. Anderson Vieira de Miranda, 17 anos, diz que “está ansioso para começar a usar o novo espaço”, que segundo ele, “ficou muito bonito e bacana”.

Elaine Vitoria Barbosa, 13 anos, frequentadora do SFCV, lembra que “antes na biblioteca tinha tudo, inclusive livros”. “Organizar a biblioteca é importante porque assim fica mais fácil procurar os livros e usar o espaço”, afirma a estudante.

Para a Diretora de Desenvolvimento Social, Virlaine Farias, “estamos muito contentes com o prêmio. Realizamos um sonho. Renovar a biblioteca do nosso SCFV é garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à oportunidade de mudar sua condição e realidade social por meio dos livros. Livro é informação, conhecimento.”

“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores”. Charles Eliot